MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de outubro de 2019 Fundação de Saúde

Prefeitura de Rio Claro forma nova turma para uso de drones

Profissionais de 12 municípios já participaram do curso realizado pela Defesa Civil rio-clarense.

A prefeitura de Rio Claro concluiu nesta semana mais um ciclo de treinamento do curso de operações com aeronaves remotamente pilotadas, mais conhecidos como drones. A formatura da sexta turma foi realizada sexta-feira (18), na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Referência no uso desses equipamentos como auxílio a atividades do serviço público, Rio Claro já atendeu com o curso 141 profissionais de 29 órgãos públicos e 12 municípios.

“É uma imensa satisfação e uma grande responsabilidade compartilhar  o conhecimento técnico da prefeitura nessa área e poder ajudar outras cidades e instituições a usarem essa versátil ferramenta que são os drones”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, que participou da solenidade de formatura na sexta-feira.

O curso mais recente foi realizado ao longo desta semana e administrado a 24 profissionais de secretarias municipais de Rio Claro, da Guarda Civil de Limeira, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária.

“A versatilidade desses equipamentos é enorme, o que faz dos drones instrumentos muito eficientes, com aplicações em vários setores”, explica o diretor municipal da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “Para o sucesso das operações com essas aeronaves, é essencial constante atualização técnica e do conhecimentos de legislação e procedimentos de segurança de voo”, acrescenta, reforçando a importância do curso realizado em Rio Claro. Desde que começaram a ser utilizados pela prefeitura, em agosto do ano passado, os drones estão sendo usados em mapeamento e monitoramento de áreas de risco, ações em apoio a órgãos da administração municipal e da segurança pública.

Pular para o conteúdo