A Santa Casa recebeu na quinta-feira (31) proposta arquitetônica para o hospital que planeja construir em Rio Claro. O projeto é fruto de uma série de adequações providenciadas para atender as exigências do Ministério da Saúde e as necessidades de atendimento local.
A expectativa do provedor José Carlos Cardoso é de que com as modificações apresentadas seja possível, em pelo menos 30 dias, a finalização de toda planta para que seja dado o encaminhamento do projeto em Brasília.
A prefeitura está acompanhando o empenho da Irmandade da Santa Casa em realizar a obra, pois ela trará grande benefício para Rio Claro e região, uma vez que irá ampliar o atendimento médico gratuito pelo SUS.
O prefeito Du Altimari elogiou a iniciativa da Santa Casa e disse que seu governo fará todos os esforços para conseguir os recursos necessários para o projeto. “Somos parceiros da Santa Casa e neste momento estamos juntando forças para que o município possa ser contemplado com mais esse benefício à saúde”, comenta, lembrando que a prioridade é o atendimento das pessoas que não dispõem de convênio médico privado.
A proposta readequada prevê uma área de oito mil metros quadrados dos 10 mil metros quadrados iniciais, em prédio de três andares localizado na área da Santa Casa com frente para a Avenida 19. Com as modificações projetadas, o custo estimado deverá se enquadrar entre R$ 25 milhões a R$ 30 milhões.
“Vamos construir um prédio novo, de melhor qualidade e que atenda aos requisitos do que hoje é moderno em atendimento de saúde”, informou o provedor, acrescentando que com o novo hospital a Santa Casa terá condições de dobrar o número de leitos, passando de 100 para 200.
O secretário de Saúde Dr. Marco Aurélio Mestrinel reafirmou o interesse da Fundação de Saúde em trabalhar em conjunto com a Santa Casa para a concretização da obra. “Neste momento em que o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia várias medidas de incentivo ao papel importante desenvolvido pelas Santas Casas, a Fundação Municipal de Saúde reforça o interesse em contribuir com esse projeto, que trará grandes benefícios para o atendimento da população”, observou Mestrinel.