As equipes de combate à dengue estão seguindo à risca o rigor estabelecido pela prefeitura de Rio Claro contra pessoas que negligenciam e insistem em manter locais com vasilhas e todo tipo de condição que favoreçam o acúmulo de água.
Nos últimos dias a Vigilância Sanitária e demais secretarias da administração estão trabalhando em conjunto para localizar e eliminar os focos do mosquito transmissor da doença em vários pontos do município.
Nessas ações a Vigilância Sanitária aplicou 30 notificações e multas em ferros velhos, acumuladores de lixo e empresas. Em todos foram encontrados criadouros do Aedes aegipty.
“Estamos seguindo normas e vistoriando tudo. Não vamos facilitar para proprietários que negligenciam as determinações e insistem em manter os locais com criadouros do mosquito. Eles sabem que estão brincando com a saúde pública e não vamos permitir isso”, alerta o coordenador da Visa, Agnaldo Pedro da Silva.
Para os próximos dias está sendo programada mais inspeção por parte da equipe da Vigilância Sanitária em locais em que proprietários foram alertados e não tomaram as providências exigidas. As equipes de combate à dengue trabalham com amparo judicial.
A Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro integra o contingente de equipes mobilizadas no combate à dengue. Ela atua através de procedimentos de busca e identificação de potenciais criadouros de mosquito durante inspeção e vistoria dos diversos gêneros de estabelecimentos, tais como restaurantes, supermercados, farmácias, hospitais, empresas, entre outros.
De acordo com decreto municipal cabe a todos os funcionários da Fundação Municipal de Saúde, devidamente identificados, a notificação de criadouros e à autoridade sanitária nomeada a autuação e aplicação de multas.