Uma das situações mais graves encontradas no combate à dengue está sendo resolvida pela prefeitura de Rio Claro. Desde segunda-feira (30) as equipes de várias secretarias trabalham na varredura de uma casa localizada no Parque Universitário. A faxina deve terminar nesta quarta-feira (01).
A casa foi denunciada aos serviços da prefeitura por conta do lixo e vasilhas acumulados em seu quintal, o que levantou a suspeita nos vizinhos de ser local propício aos criadouros do mosquito da dengue.
Na inspeção e limpeza os agentes do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde encontraram larvas, mas os criadouros foram enviados para análise e posterior medidas legais.
Em 2014 a equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) da Prefeitura de Rio Claro realizou vários ações em bairros para conter o lixo acumulado por pessoas em suas próprias casas.
Vários bairros da cidade são afetados por esse grave problema social, que acaba acarretando transtorno na convivência com vizinhos e na qualidade de vida de toda população.
A fiscalização alerta que isso pode ocasionar a presença perigosa de insetos, a proliferação de mosquito da dengue, mau cheiro, desorganização urbana e condições sanitárias indesejáveis.