Carbonato de Litio e Olanzapina estão disponíveis na rede municipal a pacientes psiquiátricos.
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do setor de Farmácias Municipais, garantiu a normalidade no fornecimento do medicamento Carbonato de Litio, para tratamento de pacientes psiquiátricos atendidos pela Rede Municipal de Saúde Mental. O fornecimento desse medicamento pela prefeitura foi normalizado na sexta-feira (15), embora a entrega pelos laboratórios siga comprometida por conta de falta de matéria-prima nas fábricas.
“Tão logo detectamos o problema, notificamos o nosso fornecedor e, paralelamente, estamos conseguindo o medicamento a partir de estoques remanescentes de outros municípios. A expectativa dos fornecedores é de que a entrega desse medicamento esteja totalmente normalizada nas próximas semanas”, explica o secretário de Saúde, Djair Francisco.
De acordo com informações da gerência do setor de farmácias, na sexta-feira foram disponibilizados 600 comprimidos na farmácia municipal do Cervezão. Na segunda-feira (18), mais dois mil comprimidos foram disponibilizados aos pacientes. Nesta terça-feira (19) a Fundação de Saúde também articula junto ao Departamento Regional de Saúde a obtenção em caráter emergencial de mais 10 mil comprimidos de carbonato de lítio.
Outro medicamento cujo fornecimento já foi normalizado é a Olanzapina, disponível desde segunda-feira (18) na rede municipal, na Farmácia de Alto Custo.