A rede pública municipal de saúde de Rio Claro está ganhando um novo serviço. Neste sábado (29), entra em funcionamento o aparelho de raios-x no Grande Cervezão, região do município que abriga mais de 40 mil moradores. “Certamente poderemos oferecer ao público um atendimento mais rápido e humanizado”, afirma o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Com o novo equipamento, os pacientes socorridos no Cervezão não mais precisarão ser transportados até o outro lado da cidade, na rua 3 com a avenida 19, para serem radiografados e, além disso, os referidos serviços deixarão de ser terceirizados. “Este era o procedimento até agora, o que significava grandes transtornos de locomoção, incômodo aos pacientes e familiares e, evidentemente, maior custo nos serviços”, ressalta Mestrinel.
“Instalar um aparelho de raios-x naquela unidade de saúde foi um dos compromissos que assumimos com a comunidade, entre outras melhorias que iremos implantar no setor”, afirma o prefeito Du Altimari, que às 10 horas deste sábado fará a entrega do equipamento.
A instalação da sala de raios-x faz parte do projeto da administração municipal de transformar o antigo pronto-atendimento do Cervezão numa unidade mista de atendimento. Para isso, também está sendo providenciado o Laboratório de Análises Clínicas, que já tem sala reservada e a equipe de profissionais definida. “Os funcionários estão sendo treinados pelo Instituto Adolfo Lutz”, informa Edison Rodrigues Filho, diretor de administração da Fundação.
A Unidade Mista de Atendimento “Dr. José Marcos Pires de Oliveira” ganhará ainda um centro cirúrgico, onde serão realizadas pequenas cirurgias e outros procedimentos mais simples, o que já deveria ter acontecido desde a sua inauguração, em dezembro de 2008. A unidade funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e atende, em média, mais de 300 pessoas por dia.
O aparelho de raios-x custou R$ 145 mil e foi adquirido com dinheiro de uma emenda orçamentária do deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB). O município investiu também aproximadamente R$ 50 mil para estruturar a sala onde funcionará o equipamento. “A melhoria é antiga reivindicação da população, solicitada também por moradores que participaram das reuniões do Orçamento Participativo”, afirma a vice-prefeita e secretária de governo, Olga Salomão.
Recentemente, a Unidade Mista de Atendimento “Dr. José Marcos Pires de Oliveira” passou a contar com serviço de tele-eletrocardiograma 24 horas, que garante agilidade no resultado de exames cardiológicos em conexão direta com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Outra inovação está no sistema de atendimento. Quem chega ao local é acolhido por um enfermeiro que indica a classificação de risco do paciente. O objetivo é que o paciente receba atendimento adequado no lugar certo, no tempo correto e com qualidade. Quanto mais grave o estado de saúde, mais rapidamente o paciente é atendido.