MENU

accessible_forward Acessibilidade
22 de maio de 2018 Fundação de Saúde

Prefeitura investe R$ 2 milhões e laboratório clínico fica entre os mais modernos da região

A rede municipal de saúde de Rio Claro hoje conta com um dos mais modernos laboratórios de análises clínicas da região. Desde o ano passado, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já investiu cerca de R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos de última geração, similares aos utilizados nos melhores laboratórios particulares.

“Quando os recursos são bem aplicados o que existem são investimentos, e não gastos, e o laboratório municipal é exemplo de nossos esforços pela boa aplicação do dinheiro público”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A equipe faz coletas em pacientes de todas as unidades de saúde da rede municipal. Até o início do ano passado, o laboratório municipal terceirizava a realização de cerca de 50% dos exames. Hoje praticamente todos os exames são realizados na unidade, que conta com 30 funcionários.

“O laboratório é essencial para a rede municipal de saúde, pois de lá saem desde os exames preventivos de pacientes que passaram por consultas de rotina, até exames pré e pós-operatórios”, acrescenta, frisando a importância da rapidez e excelência no serviço prestado.

Atualmente, os exames mais complexos, como as sorologias e exames hormonais ficam prontos em, no máximo, dois dias. “Agilidade com confiabilidade e precisão técnica é hoje uma realidade no Laboratório Municipal de Rio Claro”, enfatiza o secretário de Saúde, Djair Francisco. “Os investimentos do governo Juninho levaram o Laboratório Municipal de um estado de abandono, como o encontramos no início da nossa gestão, para um centro de excelência que em nada deixa a desejar aos grandes laboratórios do País”, acrescenta Djair.

Os equipamentos adquiridos a partir do ano passado incluem as máquinas Urised e LabuMat, com 100% de automação para a realização de exames de urina, com total precisão. Tais equipamentos trabalham em conjunto para realizarem as análises químicas e de sedimentos urinários, em um único sistema, com capacidade para analisar até 100 amostras por hora por meio de microscopia automatizada.

Outro sistema completamente automatizado no laboratório municipal são as análises hormonais, exames que antes eram realizados de forma terceirizada pelo município, que contratava laboratório particular. Outra nova máquina do Laboratório Municipal trabalha com a chamada “química seca”. “Hoje nosso método de análise de dosagem hormonal é utilizado por poucos laboratórios no País”, explica Sandra Nunes de Castro, responsável pelo laboratório municipal. “Hoje temos o que há de mais confiável em termos de análise hormonal, com uma precisão muito alta”, acrescenta.

A automatização e o aumento na equipe de técnicos especializados levaram o laboratório municipal, em março, a bater o recorde de 35 mil exames realizados. E essa média vem se mantendo.

Também no rol de investimentos, a Secretaria de Saúde tem investido no acolhimento dos pacientes que vão até o local, que possui salas de coleta individuais, sendo uma delas exclusiva para as crianças.

Pular para o conteúdo