O setor da Saúde de Rio Claro já recebeu mais de 65 milhões em recursos da prefeitura no ano de 2016. Os repasses de janeiro a agosto foram de R$ 65.372.064,59.
O município é o principal gerador de recursos para os serviços da Saúde, seguido da União, que fez repasse de mais de 29 milhões de janeiro a agosto. Em seguida, no mesmo período, ficou o Estado, que repassou um pouco mais de 800 mil. O total de transferência ficou em R$ 96.710.1666,18.
Nos últimos anos a Saúde de Rio Claro teve significativos investimentos, ampliando os serviços para a população. A administração municipal dividiu os investimentos em duas etapas.
A primeira iniciativa foi o avanço dos serviços de urgência com a implantação do Samu e de duas UPAs – Estádio e Cervezão, conquistas alcançadas em parceria com o governo federal.
A segunda etapa, em andamento, é o fortalecimento e ampliação da Atenção Básica, com a contratação de agentes de saúde, mais médicos e reformas e construção de unidades em várias regiões do município, com prioridade para as que integram o Programa de Saúde da Família.