MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de janeiro de 2014 Fundação de Saúde

Prefeitura une forças para prevenir a dengue

Todas as secretarias da administração municipal e representantes da sociedade civil estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 30, com o prefeito Du Altimari e a vice-prefeita Olga Salomão, também secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).

O encontro, realizado no NAM – Núcleo Administrativo Municipal – e organizado pela Fundação Municipal de Saúde, por intermédio do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – discutiu as ações de prevenção à dengue e a importância da participação de todos os setores de governo no trabalho de conscientização interna e externa. Foi a primeira reunião de 2014 do Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento do Plano de Ação de Combate à Dengue e contou com a participação do vereador Julinho Lopes e da primeira-dama Rosana Altimari.

A vice-prefeita abriu a reunião dizendo que uma das principais causas da propagação do mosquito da dengue está relacionada ao meio ambiente. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, a dengue estava controlada no Brasil, mas os desmatamentos acabaram com o habitat do mosquito. “É uma discussão do meio ambiente, pois envolve preservação e educação ambiental”, afirmou.

Em seguida, a coordenadora do Programa de Combate, enfermeira Kátia Curado Nolasco, apresentou a palestra “Dengue, um mal que pode estar ao seu lado”, mostrando o processo de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti em água limpa, os riscos de contaminação, as características da doença, que pode levar à morte; as ações realizadas pela prefeitura e os números de Rio Claro e do Estado.

Kátia Curado agradeceu o apoio recebido da administração municipal e disse contar com a mesma parceria neste ano de 2014. “A dengue está muito próxima das famílias e isso requer atenção redobrada do poder público e da população, que deve ter consciência dos riscos com água e lixo acumulados. A prefeitura está fazendo a sua parte”, acrescentou.

O prefeito Du Altimari encerrou o encontro fazendo uma retrospectiva da situação do lixo no município quando assumiu a prefeitura, em 2009. Falou do estradão da Unesp, da Vila Cristina, Inocoop e do acesso ao Cervezão, que eram locais tomados por lixões. Numa ação enérgica da administração, essas mesmas regiões foram contempladas com urbanização viária e sistema de recolhimento de lixo específico, como os Ecopontos.

A prefeitura também providenciou o Cata-Bagulho, as lixeiras e agora os contêiners. “São novas ações, que geram despesas, mas necessárias para se evitar as doenças, principalmente a dengue. É uma luta, por isso solicito a integração de todos neste trabalho”, finalizou Altimari.

Pular para o conteúdo