As equipes de prevenção à dengue da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro estão em alerta para acelerar o trabalho de conscientização sobre a dengue em virtude da previsão de chuvas no município.
“No tempo seco muitos ovos da fêmea ficaram depositados e com as chuvas a tendência é proliferarem em forma de larvas, por isso os cuidados devem ser redobrados”, orienta a bióloga da Fundação de Saúde, Kátia Curado Nolasco.
As pessoas devem verificar possíveis focos de proliferação em seus quintais, entulhos, vasilhas abertas, pneus, vasos e todos os locais possíveis de armazenamento de água limpa.
Segundo o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – os locais devem ser verificados, limpos e secos antes e depois das chuvas para que não haja qualquer possibilidade do mosquito proliferar. As pessoas também precisam colaborar com o trabalho do agente de saúde permitindo que a propriedade passe por inspeção.
De acordo com lei regulamentada no final do ano passado em Rio Claro, casos de negligência observados na fiscalização da dengue serão notificados e passíveis de multa que pode chegar a mais de R$ 600,00.