No domingo (26) comemora-se o Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas e o município de Rio Claro é um dos cooperadores nessa luta, pois mantém o Programa de Saúde Mental da Fundação de Saúde, ao qual está associado o Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas “Luzan Yara Pereira”, na Avenida 2 entre Ruas 6 e 7.
O Caps AD atende pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, que tenham idade superior a 18 anos. A unidade presta assistência em regime de atenção diária, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, promovendo ações de reabilitação psicossocial.
No atendimento, um profissional avalia o caso e discute com a equipe multidisciplinar se o paciente poderá ser incluído no serviço do Caps ou será encaminhado para outros serviços específicos do Programa de Saúde Mental ou da rede. O objetivo é o acolhimento, a reabilitação e a reintegração do paciente no contexto da família e da comunidade.
No período de janeiro a abril de 2016 o Caps AD prestou 7.615 atendimentos com um custo total de R$ 216.597,00. O programa de Saúde Mental de Rio Claro é referência para 26 municípios da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba.