MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de dezembro de 2013 Fundação de Saúde

Programa DST/Aids encerra campanha “Fique Sabendo”

De 25 de novembro a 1º de dezembro o Programa DTS/Aids/Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou a campanha “Fique Sabendo” de incentivo ao teste de Aids e de Sífilis, doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo a coordenadora do Programa DST, Neide Heloísa Outeiro Pinto, a campanha teve bastante adesão resultando em 1.374 exames com aconselhamento pré e pós-teste, dos quais 582 foram realizados nas unidades de saúde e 792 em postos de atuação do CTA Itinerante.

Desse número de exames, oito acusaram positivos para HIV/Aids, sendo dois realizados em unidade e seis no atendimento itinerante. Para a Sífilis, o diagnóstico apontou 15 casos positivos.

Todos os casos foram encaminhados para tratamento e acompanhamento nas unidades de saúde e no Sepa – Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/Aids/Hepatites Virais.

“Estamos satisfeitos com o desenvolvimento da campanha e esse sucesso se deve ao fato da preparação de toda uma equipe e da colaboração dos setores da Fundação de Saúde e da imprensa. Vamos continuar com o trabalho de diagnóstico precoce da doença”, comentou a coordenadora.

Em nota dirigida à coordenação e equipe de Rio Claro, a Vigilância Epidemiológica Regional de Piracicaba reconheceu as ações do Programa Municipal de Rio Claro e afirmou que “os frutos desse trabalho terão impacto a longo prazo, com uma população ciente dos riscos e as maneiras de prevenção”.

A partir da implantação do DST/Aids na década de 90, Rio Claro registrou 1.480 casos. No ano de 2012 foram detectados 52 casos e neste ano o número chega a 48.

Pular para o conteúdo