A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro inicia o Projeto Saúde no Trânsito com o objetivo de sensibilizar os gestores da saúde e a sociedade organizada para a discussão sobre acidentes e as práticas saudáveis no trânsito. A campanha tem como tema “Paz e saúde no trânsito: uma missão de todos”.
O projeto da Fundação de Saúde começa na segunda-feira, dia 16, com a realização de curso de capacitação dos agentes comunitários e enfermeiros de Unidades de Saúde da Família. O trabalho será desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Governo e Mobilidade Urbana e o Sest/Senat com a proposta de capacitar e preparar os interlocutores para a multiplicação da informação junto aos setores de saúde e comunidade atendida.
“A capacitação será realizada em duas turmas, sendo a primeira de 16 a 20 e a segunda turma de 23 a 27 de setembro, buscando instrumentalizá-las para tornarem-se multiplicadoras das ações que visem à promoção da saúde e prevenção de agravos no trânsito”, explica a enfermeira da Atenção Básica, Eliana Paes de Carvalho, que organiza o projeto.
A realização da campanha obedece a portaria nº 22, de agosto de 2012, do Ministério da Saúde, que trata das ações de vigilância, prevenção, redução das violências/acidentes e cultura da paz.