O prefeito Du Altimari, a vice-prefeita Olga Salomão e o secretário de Saúde Dr. Marco Aurélio Mestrinel participaram na manhã de sexta-feira, 30, da entrega das obras de melhorias do Programa de Saúde da Família “Benjamim de Castro”, localizado no bairro Jardim Centenário.
A reforma, conseguida com recursos federais da deputada federal Luiza Erundina, através da vereadora Raquel Picelli, no valor de 60 mil reais, permitiu a ampliação de salas, pintura, troca de calhas, estaqueamento da estrutura e reparos nas rachaduras. São 749 famílias atendidas na unidade, que abrange os bairros Benjamim de Castro, Nova Veneza, Anhanguera, Paulista I, Centenário, Maria Cristina e Residencial dos Bosques.
O prefeito Du Altimari e a vice Olga Salomão foram unânimes em afirmar nos discursos o compromisso sério da atual administração com a saúde pública e que aos poucos, mesmo enfrentando dificuldades, críticas e oposição, está conseguindo implantar um sistema de saúde com base sólida.
Também participaram da inauguração pela Câmara os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli, Sérgio Desiderá e José Maurício Sanches, assessor de Maria do Carmo Guilherme; os secretários Reginaldo Breda, do Esporte; Agnelo de Matos, da Habitação; Luiza do Carmo, da Educação e Nei Fina, da Cultura; os diretores da Saúde, Edison Filho e Dr. Geraldo Barbosa; e a conselheira presidente Rosane Victória da Silva. O diretor da Santa Casa de Misericórdia, professor José Carlos Cardoso; e lideranças da comunidade estiveram como convidados especiais.
AMPLIAÇÃO
O projeto da Fundação de Saúde é ampliar o PSF – Programa de Saúde da Família, que reúne unidades funcionando em bairros para atender os casos mais imediatos, evitando o deslocamento até prontos-socorros ou hospitais.
Dentro de mais alguns dias outro PSF deverá ser entregue. Este será no bairro Terra Nova, onde está localizado o projeto social e esportivo Claretiano do Padre Jocelir.
O projeto social foi inaugurado no dia 16 com salas específicas para o atendimento da população na área da saúde. A unidade do PSF do Terra Nova terá um enfermeiro, um médico generalista, três técnicos de enfermagem e oito agentes comunitários de saúde. A Fundação Municipal de Saúde está promovendo a compra dos equipamentos.
“Ampliação dos PSFs faz parte do planejamento que temos desenvolvido para melhorar o atendimento da população. Por isso estamos unindo todas as forças para que o município possa avançar na gestão da saúde e consolidar o projeto de quantidade com qualidade”, afirma o secretário Mestrinel.
No município de Rio Claro encontram-se em funcionamento nove unidades de PSF com 11 equipes. A intenção é que esse número seja ampliado para mais três ainda esse ano.