Com fortes dores e inchaço no pé, após um acidente doméstico no sábado (29), Luzia Tobias de Aguiar Spatti pôde voltar para casa mais tranqüila, após ter sido socorrida na unidade de saúde do Cervezão, em Rio Claro. Dona Luzia foi a primeira a receber atendimento com o aparelho de raios-x da unidade, entregue oficialmente pelo prefeito Du Altimari à população no sábado. “Foi uma grande conquista para nós, que moramos do lado de cá da cidade”, afirma Dona Luzia, moradora há 30 anos do bairro São Miguel.
Durante a entrega do aparelho o prefeito de Rio Claro destacou o trabalho daqueles que vêm se dedicando a melhorar o atendimento em saúde da comunidade. “No caso do Grande Cervezão, temos que salientar o papel do saudoso Dr. José Marcos Pires de Oliveira, o secretário de Saúde que trouxe o PA para esta região, em 1983, e hoje dá nome a esta unidade em uma merecida homenagem”, destacou.
Altimari lembrou que nos últimos dois anos são muitos os investimentos do poder público no Cervezão. “O posto do PAT, o Infocentro, a obra do miniginásio na Lagoa Seca, o posto da Guarda Civil e o novo prédio da creche Santa Rosa são exemplos”, listou, destacando que o compromisso de governo em oferecer sinal de internet gratuito à comunidade terá início pelo Cervezão.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, lembrou durante a cerimônia no último sábado que, com o aparelho de raios-x, a unidade dá importante passo para se consolidar como o hospital. A administração municipal trabalha agora para a implantação do Laboratório de Análises Clínicas de urgências e emergências, e a para a instalação de um Centro Cirúrgico, para a realização de pequenas cirurgias e outros procedimentos mais simples.
“Outras melhorias foram implantadas nos últimos meses na unidade do Cervezão, como o atendimento por classificação de risco e o serviço de tele-eletrocardiograma 24 horas”, lembrou Mestrinel, acrescentando que a quantidade de profissionais, inclusive médicos, trabalhando no hospital do Cervezão passou de 78 para 98 e que o repasse financeiro ao setor de saúde também será maior neste ano.
O presidente do PCdoB de Rio Claro, Luís Carlos Rezende, representou o deputado estadual Pedro Bigardi, e destacou que os investimentos feitos pela prefeitura em saúde reafirmam a luta contra de desigualdade social. “O PCdoB trabalha para a construção de uma sociedade onde não pode haver abismos separando ricos e pobres”, disse, salientando a participação do deputado estadual Bigardi nos esforços para trazer recursos estaduais para a implantação do aparelho de raios-x.
O novo e moderno equipamento custou R$ 145 mil, já incluindo acessórios para seu funcionamento. Os recursos vieram do orçamento do governo estadual e a Prefeitura realizou a adequação da sala para a instalação do equipamento, investindo aproximadamente R$ 50 mil.
A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Raquel Picelli disse que a implantação do novo aparelho de raios-x mostra de maneira clara que os avanços no município, já visíveis em vários setores, “ficam cada vez mais evidentes também na área da saúde”.
A entrega do aparelho de raios-x no hospital do Cervezão contou ainda com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo, Olga Salomão; do vereador Julinho Lopes, representado o deputado estadual Mozart Russomano, do PP; dos vereadores Maria do Carmo Guilherme, Ricardo Campeão e Sivaldo Faísca; do provedor da Santa Casa, José Carlos Cardoso; e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victoria da Silva, além de diretores e secretários municipais, e representantes de bairros.