Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids e de reforçar que a prevenção continua sendo vital para se evitar a contaminação. Em Rio Claro, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece ações de prevenção e tratamento gratuitos. O teste rápido hoje está disponível em todas as unidades de Saúde do município, onde também são feitos aconselhamento e gerenciamento de riscos. Já o tratamento é realizado por meio do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa), que fica na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação.
De acordo com a coordenadora do Sepa, Neide Outeiro Pinto, tantos os portadores do HIV quanto aqueles em que a Aids já se manifestou, levando à queda do sistema imunológico, devem ser tratados. “No primeiro caso realizamos tratamento visando a qualidade de vida do individuo e reforçamos as orientações para se evitar a transmissão. No segundo caso, realizamos tratamento que inclui medicação”, explica.
“É extremamente importante que todo cidadão realize o teste, como estratégia de prevenção contra a transmissão”, prossegue a coordenadora do Sepa. “Quanto mais rápido se identificar o vírus e se iniciar o tratamento, melhor para a qualidade vida do paciente”, acrescenta.
Neste ano de 2018 o Sepa registrou a ocorrência de 62 casos novos, sendo 49 de HIV (portadores) e 13 de Aids (quando a doença já se manifestou).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Sepa 3533.8074, ou nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Os endereços estão no link http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.