Duas vezes por semana, os moradores atendidos pela Unidade de Saúde da Família do Jardim das Flores, em Rio Claro, podem participar de aulas de lian gong – ginástica desenvolvida na China na década de 60, baseada em 18 exercícios e que hoje tem grande número de adeptos no Brasil como meio para uma melhor qualidade de vida.
As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras das 7h30 às 8h30, com a coordenação da agente comunitária de saúde Rosangela Aparecida Trombini. A participação é gratuita, sem pagamento de inscrição ou mensalidade.
“O objetivo é oferecer uma atividade que contribua para o bem estar das pessoas”, afirma Luciana Vanessa Mortari Marquiori, coordenadora da unidade do Flores, que no dia 22 comandou evento de comemoração do primeiro ano de funcionamento do grupo de lian gong. A vereadora Raquel Picelli também esteve presente.
“Estamos acompanhando as participantes desde o início das atividades do grupo e observamos um melhor controle da pressão arterial e diabetes, dim
inuição de dores nas articulações e musculares referidas pelas usuárias, além de melhorias na disposição e qualidade de vida de cada uma”, afirma Luciana Marquiori.
Além do Jardim das Flores, a Fundação de Saúde também oferece aulas gratuitas de lian gong nas unidades de saúde da família dos bairros Benjamin de Castro e Mãe Preta, e no Sindicato dos Eletricitários. Informações e maiores detalhes podem ser conseguidas nos locais das aulas ou pelo telefone 3525-2080.
O que é a ginástica lian gong
A ginástica Lian Gong em 18 terapias foi desenvolvida por Zhuang Yuen Ming, médico ortopedista da Tradicional Medicina Chinesa (TMC), na década de 60, na China. Baseado no Tui Na, milenar arte fisioterápica chinesa, e na tradição dos trabalhos corporais chineses, o Zhuang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuassem no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Posteriormente foram elaboradas mais duas seqüências de 18 movimentos cada, ampliando assim as possibilidades terapêuticas desta prática, com exercícios para as articulações e tendões e para o fortalecimento do coração e pulmão.
Todos os exercícios são feitos na postura em pé, acompanhados por uma música especialmente desenvolvida para a prática, sem necessidade de roupas especiais, e utilizando uma respiração natural. A característica básica dos exercícios é a fusão de movimentos de alongamento com tração, controlado pelo praticante, dentro de seus próprios limites. Assim, esta ginástica, agindo de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a “lubrificação” das articulações. A prática constante destes exercícios tem se revelado como um excelente instrumento na correção postural dos praticantes, bem como na melhora geral do indivíduo, combatendo os sintomas do stress, as ansiedades e irritabilidades, além das ações positivas localizadas, específicas de cada exercício.