A rede municipal de ensino de Rio Claro está intensificando as ações para a conscientização da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Na sexta-feira (5) o Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde realiza reunião de planejamento na escola Laura Penna Joly, no distrito de Ajapi, onde serão definidas ações na rede escolar.
Uma das atividades será a confecção de mosquitoeira, feita de garrafa pet, para reter ovos do mosquito com o objetivo de analisar seu desenvolvimento. A ideia é que o material sirva de projeto-piloto com o qual a escola poderá acompanhar o processo larvário do inseto, reforçando as atividades didáticas realizadas ininterruptamente no combate ao mosquito. Após os estudos de observação pelos alunos, as larvas serão eliminadas imediatamente.
A atividade na escola começa às 10 horas e é direcionada à equipe de multiplicadores da Secretaria Municipal da Educação.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, a comunidade não deve descuidar da eliminação dos criadouros do mosquito. Todos os potenciais recipientes de água parada devem ser eliminados e quintais e terrenos devem ser mantidos sempre limpos.