MENU

accessible_forward Acessibilidade
31 de maio de 2019 Fundação de Saúde

Região do São Miguel ganha unidade de saúde da família

Posto de saúde é o sexto inaugurado pela prefeitura em dois anos.

A região do bairro São Miguel em Rio Claro está ganhando uma unidade de saúde da Família (USF). A prefeitura inaugura no sábado, dia 1º de junho, a USF São Miguel “Jorcelindo Quintino da Silva”. A unidade fica na Avenida 62-A, 1750, com Rua 18-A, no bairro Oreste Armando Giovanni, e terá o evento de entrega oficial do prédio às 9 horas. “Estou muito feliz em entregar à comunidade a sexta unidade de saúde da família, ampliando os serviços oferecidos à população”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além dessa USF, nos últimos dois anos, a prefeitura também concluiu a construção e colocou em funcionamento as unidades dos bairros Santa Elisa, Jardim Progresso, Mãe Preta, Jardim Brasília e Bela Vista. Com isso, o número de unidades subiu de 16 para 22, ampliando em 30% a capacidade de atendimento na atenção básica. “Todas essas unidades estavam com obras abandonadas no início de 2017, foram retomadas e concluídas por nossa administração”, lembra o prefeito Juninho da Padaria.

A secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, ressalta a importância de ampliar o atendimento na atenção básica, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os postos de saúde estão mais perto da população, o que facilita o acesso aos serviços públicos de saúde”, observa Maria Clélia, salientando que a ampliação de atendimento na atenção básica ajuda a desafogar o fluxo de pacientes nas unidades de urgência e emergência.

A USF São Miguel conta com sala de vacina, consultórios, locais para exames, entre outras dependências. O atendimento terá início na segunda-feira (4), com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. A unidade conta com equipe formada por seis agentes comunitários, uma enfermeira, um médico, um dentista, um auxiliar de dentista e um profissional de higienização. O telefone é (19) 3535-4140.

Entre os serviços a serem oferecidos na USF estão consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, aplicação de vacinas e entrega de medicamentos. No momento a unidade tem 980 famílias cadastradas (aproximadamente 4.000 pessoas), com expectativa de aumentar esse número após entrar em funcionamento.

A USF São Miguel foi denominada “Jorcelindo Quintino da Silva” a partir de indicação do vereador Paulo Guedes. O homenageado era conhecido comerciante no bairro, dono do Bar do Xerife, que prestou relevantes serviços à comunidade.

Pular para o conteúdo