A proposta da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro em reunir proprietários de estabelecimentos comerciais de alimentos para discutir e responder dúvidas sobre as novas resoluções sanitárias teve a adesão de mais de cem participantes no auditório da Acirc – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, na tarde dessa segunda-feira (02).
O objetivo maior foi orientar os proprietários a respeito da Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013, que traz as novas orientações técnicas para as boas práticas e os procedimentos que devem ser adotados para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
O encontro foi conduzido pelo coordenador da Visa Rio Claro, Agnaldo Pedro da Silva, que explicou a necessidade de ampliar a discussão com os proprietários, pois a portaria traz muitas exigências e novos fundamentos para o funcionamento das casas de alimentação.
O representante da Vigilância Sanitária regional, Marcos César Prado, em nome do coordenador Luis Alberto Buschinelli Carneiro, elogiou a iniciativa e a preocupação da Visa em manter o público informado sobre as mudanças.
Também esteve na Acirc o diretor do Procon-Rio Claro, Sergio Santoro, que anunciou esforços conjuntos entre o seu setor e a Vigilância para que a legislação seja conhecida e colocada em prática pelos estabelecimentos.
O diretor geral de administração da Fundação Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, lembrou o caráter educativo do encontro como um dos preceitos do Sistema SUS. “Um dos papéis da Visa é o educativo e o poder público está aqui para ajudar”, disse o diretor, colocando a Fundação Municipal de Saúde à disposição de todos.
Em seguida as agentes de vigilância, Mônica Marina e Amanda Mesquita Guarido iniciaram a apresentação da Portaria CVS 5 enquanto respondiam dúvidas da platéia.
O vereador João Zaine compareceu para prestigiar a iniciativa da Fundação Municipal de Saúde.