MENU

accessible_forward Acessibilidade
01 de março de 2011 Fundação de Saúde

Rio Claro adquire três novas geladeiras para armazenar vacinas

A Fundação de Saúde de Rio Claro adquiriu três novas geladeiras próprias para o armazenamento de vacinas. Os modelos escolhidos pela prefeitura têm características especiais e pode armazenar até 12.500 doses. Cada refrigerador custou R$ 7.819,00 no pregão realizado pela municipalidade.

Dois dos novos equipamentos foram instalados na Unidade Básica de Saúde do Jardim Boa Vista e na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Guanabara. A terceira geladeira vai equipar a USF do bairro Mãe Preta, com instalação prevista para os próximos dias.

As novas câmaras frias adquiridas são fabricadas especificamente para refrigerar imunobiológicos. São dotadas de gavetas individuais, que, quando abertas, permitem que as demais gavetas não fiquem expostas à temperatura externa. Além disso, a frente em vidro transparente possibilita a localização da vacina antes da abertura da porta, acelerando o procedimento de maneira que a geladeira fique aberta pelo tempo mínimo necessário.

Os refrigeradores contam, ainda, com um sistema de alarme sonoro que avisa se houver interrupção da energia e também alerta se a temperatura chegar a sete graus positivos, pois as vacinas só podem ficar armazenadas em temperaturas de dois a oito graus positivos. Outro dispositivo, a bateria, consegue manter a temperatura ideal por mais tempo numa situação eventual de queda de energia.

Além de assegurar condições apropriadas para a conservação dos estoques de vacina, as novas geladeiras também representam melhores condições de trabalho para as equipes de enfermagem que atendem nas unidades de saúde.

Pular para o conteúdo