MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de outubro de 2014 Educação

Rio Claro assina termo de compromisso para curso de medicina

O município de Rio Claro está encaminhando ao governo federal, em Brasília, o termo de compromisso assinado nesta semana pelo prefeito Du Altimari e pelo secretário da Saúde, Geraldo Barbosa, para a implantação de curso de medicina em Rio Claro.

“É mais uma etapa cumprida nesse processo, que será um marco na história da nossa região”, afirmou Altimari, acrescentando que a parceria com a Santa Casa, Hospital Santa Filomena e Bezerra de Menezes, e o apoio de outros setores representativos da comunidade, como a Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Saúde, foram decisivos para que Rio Claro fosse selecionado para ter o curso de medicina.

Presente à reunião em que foi assinado o termo de compromisso, o provedor da Santa Casa, José Carlos Cardoso, afirmou que “a Santa Casa está à disposição do município para a implantação do curso de medicina em Rio Claro”.

Até o final do ano, o governo federal deverá ter definido o nome da instituição de ensino que oferecerá curso de medicina no município de Rio Claro. De acordo com Du Altimari, cinco instituições já se manifestaram interessadas: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas.

As instituições de ensino superior (IES) que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde – os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.

Rio Claro foi selecionado entre mais de 200 municípios que se manifestaram interessados em ter uma faculdade de medicina. O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas do Ministério da Educação, começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos, entre eles, Rio Claro, e sete têm prazo de seis meses para se adequar.

Os vereadores Agnelo da Silva Matos Neto (presidente), Júlio Lopes (vice-presidente), Anderson Christofoletti, Maria do Carmo Guilherme, Dalberto Christofoletti e Raquel Picelli também acompanharam a reunião de assinatura do termo de responsabilidade entre município e governo federal. Também participaram a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victória da Silva, e diretores da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria da Educação.

Pular para o conteúdo