MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de abril de 2011 Fundação de Saúde

Rio Claro capacita servidores da Saúde para operacionalizar Samu

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou treinamento dirigido aos funcionários do setor para familiarizá-los com as ações, características e mecanismos de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cujas obras físicas estão em fase conclusiva. O prédio, projetado e construído para abrigar o novo serviço, está localizado na Avenida Brasil, próximo ao Corpo de Bombeiros.

O treinamento, denominado “Samu e Linha Saúde”, foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Os participantes foram reunidos em seis encontros, o primeiro deles em 18 de março e o último no dia 29. Em 2010, a Fundação de Saúde já se antecipara ao cronograma de funcionamento do Samu, capacitando 40 funcionários que serão incumbidos da operacionalização de todo o sistema. “As ações proporcionadas pelo Samu envolvem razoável grau de complexidade”, explica a coordenadora de Urgência e Emergência, Alcione Alves Oliveira Buzo.

“Como tivemos certo intervalo entre a confirmação da obra, o início da construção e os preparativos para inaugurar o serviço, houve tempo suficiente para que desenvolvêssemos um bom cronograma de treinamento do pessoal que, de forma direta ou indiretamente terá contato com o atendimento do Samu”, explica o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde. “Quando se trata de saúde e da implantação de novos serviços, é sempre útil insistir na capacitação”, acrescenta Mestrinel.

O Samu funcionará 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atenderão as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O socorro é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem a rapidez do atendimento como principal vantagem, o que é fundamental no socorro ao paciente.

O Samu de Rio Claro atenderá também os municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.

Skip to content