20 de maio de 2011 Fundação de Saúde

Rio Claro confirma 717 casos dengue e realiza mutirão no Guanaraba

Boletim divulgado na tarde desta sexta-feira, 20, pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro mostra que o município registra 717 casos de dengue, sendo oito importados e os demais autóctones.

Os agentes de saúde continuam o trabalho diário de vistoria aos imóveis e, quinzenalmente, percorrem borracharias, cemitérios e outros locais considerados pontos estratégicos em busca de criadouros do mosquito transmissor da doença. Também são realizados mutirões em bairros.

Neste domingo (22) é dia de mutirão contra a dengue no Jardim Guanabara. A ação, organizada pela Associação de Moradores do bairro, começa às 8 horas e mobiliza setores da Fundação Municipal de Saúde e da prefeitura de Rio Claro, além de entidades e a comunidade das imediações.

Segundo Kátia Curado Nolasco, coordenadora do programa de combate à dengue no município, iniciativas do tipo são vitais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O Jardim Guanabara, que já foi bastante crítico em relação a criadouros do mosquito, conseguiu reduzir significativamente a quantidade de criadouros graças a atividades como a que será realizada nesse domingo.

O Centro de Controle de Zoonoses estará presente com agentes de saúde e o boneco Agente Cabeção. A operação catabagulho, realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, também acontece durante o mutirão, que reúne ainda alunos do projeto Luquinha, Grupo Ação Capoeira, Clube Eco Exploradores, Clube Desbravadores, Escoteiros Santa Cruz e Tiro de Guerra.

A administração municipal também terá representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Unidade de Saúde da Família do Jardim Guanabara, Secretaria de Agricultura e Secretaria da Educação, entre outros setores, participando do mutirão, além do Comitê contra a Dengue.