MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de agosto de 2013 Fundação de Saúde

Rio Claro é selecionada para pesquisa da Saúde

Rio Claro é um dos 147 municípios do Estado de São Paulo que passarão por uma pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A amostragem irá alcançar 1.600 municípios em todo território nacional.

A pesquisa faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e suas informações serão ferramentas para as ações de combate a essas doenças, responsáveis por 72% das mortes no Brasil.

O lançamento será na próxima semana, na sede do IBGE, Rio de Janeiro e terá seu início em Rio Claro no dia 19, segunda-feira, com previsão de 30 dias para sua conclusão.

A PNS – Pesquisa Nacional de Saúde – será domiciliar e composta de três questionários. “Em Rio Claro serão visitados 39 domicílios apontados pela central do IBGE”, explica Ivan Donizete Marafon, diretor do instituto local. Esses domicílios escolhidos estão divididos em três setores: região central, região do bairro Santa Eliza e região do Bonsucesso.

Nos últimos dias as equipes responsáveis pela execução da pesquisa passaram por treinamento, que está sendo estendido para os grupos do interior a partir da próxima semana. Ivan explicou que o trabalho exige a participação de todos os membros da família pesquisada, mas só o questionário contendo mais de 50 folhas deverá ser respondido por um só integrante.

“Esse é um trabalho que consideramos extremamente importante para a política de saúde pública, pois vai nos permitir dados e informações necessários até para o nosso planejamento local’, admite o diretor geral da Fundação Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filhos.

Pular para o conteúdo