MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de maio de 2010 Fundação de Saúde

Rio Claro faz campanha contra hepatites B e C

O Centro de Testagem e Aconselhamento da Fundação de Saúde de Rio Claro encerra nesta sexta-feira, 28, uma série de atividades preventivas às hepatites B e C. “Desde sábado estamos realizando exames nos grupos mais vulneráveis a estas doenças”, informa Neide Heloísa Outeiro Pinto, coordenadora do programa municipal de combate a Aids e doenças sexualmente transmissíveis.

Além de profissionais do sexo, também foram incluídos como público alvo da campanha jogadores veteranos de futebol, manicures, tatuadores e tatuados. Equipes do setor de saúde fizeram plantões de atendimento no CTA, que funciona no Núcleo de Administrativo Municipal, para dar orientação e realizar exames.

Conforme material que tem como título “Conhecendo melhor as hepatites” e que foi distribuído ao público, as hepatites virais são infecções do fígado, órgão do corpo humano que transforma os alimentos em energia e regula o consumo de energia no organismo. O folheto informa também que as hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, a partir de compartilhamento de seringas e equipamentos de manicure e nas relações sexuais sem uso de preservativo.

Mulheres grávidas, alerta o material de divulgação, podem passar os vírus das hepatites B e C para o bebê. Em Rio Claro, como medida de prevenção, ainda no hospital onde nascem as crianças recebem rotineiramente vacina contra hepatite B, diminuindo em muito a chance de contaminação. Para hepatite C não existe ainda vacina disponível.

Mais informações e esclarecimentos sobre o assunto podem ser obtidos pelo telefone (19) 3523-3232.

Pular para o conteúdo