MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de outubro de 2010 Fundação de Saúde

Rio Claro ganha prêmio pela eficácia no tratamento da tuberculose

O município de Rio Claro foi premiado pela Secretaria Estadual da Saúde pelo trabalho realizado no controle da tuberculose. Entre os municípios selecionados pelo Governo do Estado, Rio Claro foi classificado entre aqueles com mais de 100 mil habitantes. “É um reconhecimento ao esforço de toda a equipe”, afirma o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

O Prêmio de Qualidade no Controle de Tuberculose foi recebido por representantes do setor de Vigilância Epidemiológica, responsável pela coordenação do programa, que tem como principal diretriz o tratamento supervisionado. “Como neste tipo de atendimento o paciente vai diariamente até a unidade de saúde, é possível um controle total do tratamento”, afirma a auxiliar de enfermagem Izilda M. Ferraz de Toledo.

O programa adotado por Rio Claro tem entre suas metas o tratamento diretamente supervisionado a 100% dos pacientes com tuberculose pulmonar, a cura de pelo menos 85% dos casos, a realização de baciloscopia em 1% dos pacientes e diagnóstico precoce. E ainda o exame de sorologia HIV à todos os clientes diagnosticados e a comprovação da cura.

O tratamento supervisionado é considerado a forma mais eficaz de tratamento, pois o paciente não deixa de tomar os medicamentos e as reações adversas são precocemente identificadas e tratadas, evitando complicações e a conseqüente multirresistência do microorganismo causador da doença.

Além do medicamento, durante seis meses o paciente recebe lanche diário e uma cesta básica mensal que inclui carne, frutas e verduras. “A preparação do lanche , feita ao gosto do paciente, representa um incentivo a mais para que ele compareça e tome os antibióticos”, afirma o médico Jair Virginio, médico responsável pelo tratamento dos clientes com tuberculose.

O programa de tratamento supervisionado da tuberculose foi adotado no município em 2006 e trouxe avanços na cura da doença, que hoje em Rio Claro ultrapassa a 85%. Antes, não passava de 70%. “A predominância no município é de pacientes adultos jovens. Atualmente, 21 pessoas estão em tratamento”, informa a enfermeira Ivana Freschi de Souza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Apesar de ser uma doença curável, a tuberculose ainda faz milhares de vítimas, uma vez que a vacina BCG diminui em 80% a possibilidade da pessoa ter tuberculose extra pulmonar – nos rins e ossos, por exemplos, porém, não tem a mesma eficácia para a tuberculose pulmonar. Anualmente surgem de 8 a 9 milhões de novos casos de tuberculose no mundo.

A Fundação de Saúde Rio Claro orienta a população a procurar uma unidade de saúde caso verifique tosse com catarro por mais de duas semanas. Não é necessário agendar consulta médica, a enfermeira pode solicitar o exame se os sintomas forem compatíveis com a doença. Maiores informações e esclarecimentos podem ser obtidos no telefone 3522-3606.

Skip to content