MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de dezembro de 2013 Fundação de Saúde

Rio Claro inaugura prédio do DST/Aids com presença de ministro

Com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro faz a entrega do prédio do Sepa – Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/Aids/Hepatites Virais “Graziela Osele Ferro Ramos”, na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação.

A solenidade acontece neste sábado, dia 07, às 9 horas. Toda readaptação e reforma do prédio tiveram recursos do Ministério da Saúde e município de Rio Claro no montante de R$ 567 mil.

“É mais uma parceira que o município mantém com o Governo Federal e esse apoio tem sido de grande importância para as conquistas que estamos vendo na Saúde”, afirma o prefeito Du Altimari. Em junho de 2012, o ministro Padilha esteve em Rio Claro para inaugurar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que também recebeu recursos federais.

O Sepa, nova denominação do SAE/DST/Aids, é o programa da Fundação Municipal de Saúde responsável pelo enfrentamento da epidemia do HIV/Aids e Hepatites Virais. Sua atuação está fundamentada na necessidade de diminuir a vulnerabilidade da população do município e microrregião em adquirir doenças sexualmente transmissíveis; buscar a melhoria da qualidade das pessoas afetadas e reduzir o preconceito, a discriminação e os impactos sociais negativos dessas doenças, por intermédio de políticas públicas pautadas pela ética, compromisso com a promoção da saúde e da cidadania em consonância com os princípios do SUS.

Na área de prevenção, o novo espaço favorece a implementação dos trabalhos em grupos, treinamentos, qualificação, realização de diagnóstico e triagem das patologias, atividades extramuros e ações intersetoriais.

Na área da assistência, o Sepa terá procedimentos com excelência na qualidade, incluindo consultas médicas, odontológicas e psicoterapêuticas, consultas e assistência farmacêutica, grupos de adesão, grupos de vivência e terapêuticos, atividades de habilidades, coletas de bioquímicos, aplicação de medicamentos e atendimento de serviço social.

Pular para o conteúdo