A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro entrega nesta quinta-feira, 14, ao Pronto-atendimento do Cervezão o serviço de tele-eletrocardiograma 24 horas, sistema que garante agilidade no resultado de exames cardiológicos em conexão direta com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.
Com a adoção desta nova tecnologia, em convênio com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Secretaria de Estado de Saúde, o município de Rio Claro passa a compor uma rede de cidades paulistas já beneficiadas pelo serviço. “A saúde pública do município ganha um importante aliado no tratamento de doenças cardíacas agudas”, assinala o médico Marco Antonio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
O sistema funciona por meio de um equipamento que utiliza sinal de telefone celular. Assim, o laudo de um exame de eletrocardiografia será rapidamente disponibilizado para o plantonista do PA do Cervezão e ficará disponível para o caso em questão, o que aumentará sensivelmente a qualidade do atendimento do paciente cardiológico agudo. No atendimento de urgência, o laudo agora poderá ser conhecido de forma imediata, dado por especialista do Instituto Dante Pazzanese, o que implicará na rapidez do diagnóstico e no encaminhamento do paciente para o tratamento.
Desenvolvido pelo departamento de Bioengenharia do instituto, que é referência em cardiologia na América do Sul, o sistema está em franca atividade. Diariamente, o Instituto Dante Pazzanese deverá avaliar exames de 60 hospitais do estado, incluindo Rio Claro. “É um grande passo, sem dúvida”, resume Mestrinel. “As doenças cardíacas estão entre as principais causas de mortalidade”, reconhece. “Portanto, a utilização de um sistema que abrevie o tempo de espera por um laudo e permita diagnóstico precoce e tratamento imediato certamente vai contribuir muito para a saúde dos nossos pacientes”, conclui o presidente da Fundação de Saúde.