O município de Rio Claro pretende vacinar contra a raiva aproximadamente 35.000 animais, até o final de outubro. A campanha para imunizar cães e gatos começou nesta semana pela zona rural, onde estão 5.000 animais.
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está percorrendo as propriedades rurais na região do Sobrado e Santana do Araucária, as primeiras a serem atendidas.
Conforme calendário da Fundação Municipal de Saúde, os próximos sítios, chácaras e fazendas a terem seus animais vacinados serão os da região de Jacutinga, a partir da semana que vem.
“Muitos donos preferem antecipar a vacinação de seus animais”, afirma o veterinário Josiel Hebling, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses. Estes proprietários são orientados a levar seus animais até a sede do CCZ, que fica na Rua Alfa, no Distrito Industrial, e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas. O telefone do CCZ é 3527-0309. A vacina é gratuita.
Para que todos os cães e gatos possam ser vacinados, a Fundação Municipal de Saúde pede a colaboração da população e lembra que, conforme lei municipal de novembro de 1983, o proprietário de cão ou gato tem a obrigação de providenciar a vacina em clínica particular ou na campanha realizada pelo município.
Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida. Também os animais velhos e as cadelas prenhas devem receber a vacina