O setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro aponta um total de seis casos de dengue ocorridos no município em 2012. São três autóctones e três importados. É o mesmo número divulgado na sexta-feira anterior,dia 17.
“Apesar de nenhum novo caso de dengue ter sido confirmado nesta semana é preciso manter o sinal de alerta, uma vez que nos municípios vizinhos houve registros da doença”, afirma Ivana Freschi de Souza, coordenadora da VE.
Larvas do mosquito da dengue têm sido encontradas em fontes decorativas domiciliares. Para evitar o mosquito nestes locais o morador deve colocar cloro na água. Em caso de fontes que comportem peixes não é necessário, uma vez que eles são predadores de larvas e as comerão, deixando o local livre da procriação do mosquito.
Neste sábado (25) o Centro de Controle de Zoonoses realiza ação contra a dengue nos bairros São Miguel e Cervezão. Com o apoio da Defesa Civil, os agentes de saúde irão vistoriar imóveis que estavam fechados durante a semana nos serviços de rotina, além de reforçar a busca e orientação à comunidade sobre os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Outro trabalho voltado para a prevenção à doença acontece segunda-feira (27) na escola Odilon Correa. Durante as atividades será ministrada palestra sobre a dengue para alunos e funcionários da escola. Em seguida será exibido filme da Fundação Osvaldo Cruz sobre o ciclo do mosquito transmissor da doença. Os alunos também sairão às ruas próximas à escola com crachás de agentes voluntários do CCZ distribuindo folhetos e cartazes informativos.