Rio Claro realizou na manhã de quinta-feira (1) ato público pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. “O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a existência da Aids e alertá-la para a importância da prevenção e da realização de exames para identificar o vírus HIV”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Marco Aurélio Mestrinel.
O ato aconteceu na torre instalada no balão da Avenida 32, decorada com o laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids. O prefeito Du Altimari destacou que o a Aids é uma doença que tem de ser combatida e lembrou o trabalho que a administração tem desenvolvido na saúde através do programa DST/Aids para reduzir a transmissão do vírus HIV. “O trabalho realizado pela equipe do DST/Aids é muito bom, tanto no acolhimento aos portadores do HIV, como no tratamento e, principalmente, na prevenção”, observou.
A equipe do DST/Aids também foi enfocada nas falas das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli.
Para Maria do Carmo Guilherme a administração vem desempenhando um trabalho sério e digno no setor de saúde. “A atuação competente do servidor público acompanha a administração, com o compromisso de melhorar cada vez mais a área da saúde em Rio Claro”, afirmou a vereadora.
Segundo Raquel Picelli, o trabalho desenvolvido pela equipe do programa envolve muita perseverança e o carinho com que os servidores cuidam dos pacientes certamente é positivo para o tratamento. “Essa luta contra a Aids é muito nobre e necessária, essencial para baixarmos os números de infecções pelo vírus HIV”, completou Raquel.
A coordenadora do programa DST/Aids, Neide Heloisa Outeiro Pinto, aproveitou a ocasião para lembrar onde o exame que identifica o HIV poderá ser feito nos próximos dias.
O CTA itinerante estará no Jardim Público no dia dois de dezembro (sexta-feira) das 9 às 14 horas. No sábado (3) a coleta acontecerá das 9 às 16 horas na unidade de saúde do Jardim das Flores, que oferecerá o teste rápido com a liberação do resultado no mesmo dia. O mesmo acontecerá no Centro Especializado em Fisioterapia (Cefis) na segunda-feira das 13 horas às 15h30. Não é necessário agendamento prévio, basta comparecer ao local onde será realizado o exame.
Também participaram do ato público o vereador Julinho Lopes, o secretário de Turismo René Neubauer, a diretora do Instituto Adolfo Lutz, Vânia Lucia Fiório, o diretor geral de administração da Fundação de Saúde, Edison Rodrigues Filho, além da equipe do DST/Aids e funcionários da Fundação de Saúde.