A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa aplicam neste sábado (20) o processo seletivo de “Especialização em preceptoria para residência médica do SUS” para 56 médicos inscritos e interessados na função de coordenadores de residência médica ao curso de medicina que está sendo implantado no município.
A participação do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa nesta etapa de preparação para se implantar residência médica em Rio Claro é feita a partir de orientação do Ministério da Saúde, que tem parceria com o instituto, uma das mais conceituadas instituições de gestão na área da saúde.
O processo seletivo para os profissionais médicos será aplicado na estrutura online das Faculdades Claretianas, às 10 horas. Os candidatos devem comparecer 15 minutos antes munidos de RG ou CRM originais.
“Esse é mais um passo muito importante para que Rio Claro possa ter uma das melhores estruturas de curso de medicina”, avalia o prefeito Du Altimari, que acompanha pessoalmente todos os trâmites para a instalação do curso no município.
O secretário de Saúde, Geraldo Oliveira Barbosa, explicou que os aprovados no processo seletivo receberão treinamento e capacitação a partir de 2015. “Estamos trabalhando para que seja possível o treinamento em residência médica nas áreas de medicina da família e saúde coletiva, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria e saúde mental”, informa Geraldo Barbosa.
O curso de medicina a ser implantado no município de Rio Claro terá 55 vagas. Na região, Araras e Limeira também terão 55 vagas e, Piracicaba, 75, totalizando 240 vagas. Pelo menos cinco instituições já se manifestaram interessadas em oferecer o curso de medicina em Rio Claro: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas.