MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de junho de 2020 Fundação de Saúde

Rio Claro realiza testes em voluntários da Rede de Combate ao Câncer

Exames foram realizados na quinta-feira (25) em 85 voluntários.

Voluntários que atuam na Rede Rio-clarense de Combate ao Câncer realizaram testes rápidos para coronavírus na quinta-feira (25). Foram 85 pessoas testadas, todas com resultado negativo.

“A testagem ampliada que vem sendo feita permite ao município identificar casos positivos precocemente e impedir a transmissão, o que nos casos dos voluntários da Rede ganha ainda mais importância, já que lidam com pessoas que já estão com a saúde mais fragilizada”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho.

A coleta dos exames dos profissionais da Santa Casa de Rio Claro também está sendo feita. Neste caso, as amostras estão sendo coletadas por equipe da Santa Casa e enviadas ao Laboratório Municipal para análise das amostras e emissão de resultados. São 740 profissionais do hospital que estão sendo testados.

“A testagem destes profissionais é importante para impedir a transmissão do novo coronavírus para colegas que atuam na área de saúde e também para pacientes”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde, lembrando a população que as medidas preventivas são fundamentais para evitar a propagação do coronavírus.

“No que se refere aos testes rápidos, tanto nos casos em que é feita a coleta do material e encaminhada para análise quanto nos casos em que o exame é feito com emissão do resultado na hora, são utilizados os mesmos tipos de kits, com o mesmo nível de confiança no resultado”, observa Sandra Nunes Castro, responsável pelo Laboratório Municipal.

Ao todo o município realiza 17 mil testes rápidos, sendo que 3.100 foram entregues pelo governo federal na sexta-feira (19). Outros quatro mil já haviam sido disponibilizados ao município pelo governo federal e dez mil comprados pela prefeitura.

Foram realizados testes nos funcionários da saúde, segurança, funerária e velório municipais e em pessoas em situação de rua. Os testes também são utilizados no atendimento à população em casos em que há a indicação médica para o exame, conforme protocolo de testagem do município.

Pular para o conteúdo