MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de março de 2010 Fundação de Saúde

Rio Claro recebe ambulâncias para instalar o Samu

Prefeitos, secretários municipais de saúde e vereadores de 573 municípios brasileiros participaram nesta quinta-feira, 25, na cidade de Tatuí (SP) da cerimônia de entrega de 650 ambulâncias feita pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. O prefeito Du Altimari participou do evento, acompanhado dos vereadores Sérgio Desiderá e Maria do Carmo Guilherme e de Ivete Costa Cipolla, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Lula, ministros de estado e várias lideranças políticas nacionais estiveram em Tatuí para a entrega das ambulâncias da Rede Samu, sistema que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O prefeito Du Altimari aproveitou a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do governador José Serra para conversar assuntos de interesse de Rio Claro. Ao governador José Serra, Du Altimari pediu providências para melhorar as condições do setor de segurança pública de Rio Claro. Com o presidente Lula e com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o prefeito de Rio Claro discutiu o processo de retirada dos trilhos do perímetro urbano do município e confirmou as providências para que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seja implantando ainda neste ano. “As duas ambulâncias que estamos recebendo ratificam a disposição do Governo Federal de participar da implantação deste novo serviço na rede de saúde, que também irá atender os municípios de Analândia, Ipeúna, Itirapina, Santa Gertrudes e Corumbataí”, observou Altimari, acrescentando que “somos muito gratos por essa parceria”. O Ministério da Saúde repassará R$ 70 mil mensais para o Samu de Rio Claro e o município colocará o restante dos recursos necessários. Ipeúna, Itirapina, Santa Gertrudes e Corumbataí também estão recebendo ambulâncias para o serviço.

Prefeito Du Altimari durante O prefeito Du Altimari durante cerimônia de entrega de 650 ambulâncias feita pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Prefeito Du Altimari durante O prefeito Du Altimari durante cerimônia de entrega de 650 ambulâncias feita pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O controle do Samu será centralizado em Rio Claro, em prédio a ser construído próximo ao Corpo de Bombeiros. “Estamos providenciando a licitação para o projeto da obra”, anuncia Ivete Costa Cipolla, presidente da Fundação Municipal de Saúde. A ministra Dilma disse que o governo Lula está “mostrando que é possível o casamento entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”. E observou que “antes se dizia que ou se distribuía renda, ou, se fazia o crescimento econômico”. Lula disse que, ao contrário do que falam seus opositores, “como republicano”, nunca pergunta se o prefeito é católico ou não, se é de um partido ou de outro, se é ‘corintiano’ ou não, quando vai destinar recursos a um município. E disse, dirigindo-se ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o Samu terá que ter aviões e helicópteros para transportar pessoas de locais mais distantes. Conforme material divulgado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República há, atualmente, 1.488 ambulâncias habilitadas pelo Samu, cobrindo 1.234 municípios. Em São Bernardo do Campo, o serviço conta com motocicletas e, na região amazônica, onde o transporte hidroviário predomina, com lanchas. O presidente da Câmara Federal, Michel Temer, o senador Aloysio Mercadante e dezenas de outros nomes da política nacional estiveram na cerimônia. Na ocasião, o presidente Lula recebeu o titulo de Cidadão Tatuiense.

Pular para o conteúdo