MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de julho de 2013 Fundação de Saúde

Rio Claro se inscreve no programa “Mais Médicos”

O município de Rio Claro garantiu sua inscrição no programa “Mais Médicos para o Brasil” lançado pelo governo federal em atendimento à solicitação da Frente Nacional de Prefeitos.

Em reunião na terça-feira, 23, convocada pelo Ministério da Saúde, em São Paulo, os diretores da Fundação Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filhos e Geraldo Oliveira Barbosa, ratificaram a participação de Rio Claro.

“Estamos atendendo uma solicitação do próprio Ministro Padilha, que deixou clara a possibilidade do programa se ampliar, o que abriria a possibilidade de Rio Claro também ser atendida, já que, no momento não está no grupo apontado como prioritário pelos critérios do governo federal”, informou Geraldo Barbosa.

Rio Claro conta com 170 médicos atuando em sua rede municipal, número que se apresentada defasado em função do crescimento das demandas e dos novos serviços de saúde recentemente implantados no município. Nos últimos anos a Fundação Municipal de Saúde tem desenvolvido gestão para resolver a falta de médico. Realizou concurso público, contratou empresa para a manutenção de profissionais nos plantões e promoveu processo seletivo para a contratação de temporários.

“Nossa obrigação é buscar todos os meios possíveis para ampliar o atendimento médico na rede pública e este programa é uma alternativa. Esperamos que o programa seja ampliado e o município possa ser contemplado”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.

As inscrições para médicos e municípios podem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde até esta quinta-feira, 25. Levantamento preliminar aponta quase 15 mil adesões de profissionais médicos e mais de 1.200 municípios inscritos.

O programa “Mais Médicos para o Brasil” terá duração de três anos, prorrogável por igual período, e vai priorizar, inicialmente, as USFs – Unidades de Saúde da Família. Os médicos selecionados receberão bolsa-formação no valor de 10 mil reais e ajuda de custo. A prioridade é para médicos brasileiros.

Foto: Diretores Edison Rodrigues Filho e Dr. Geraldo Oliveira Barbosa participam da reunião convocada pelo Ministério da Saúde. Crédito: Karina Zambrana

Pular para o conteúdo