Boletim divulgado na tarde desta sexta-feira, 26, pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro indica que subiu para 53 o número de casos de dengue no município. São 12 importados e 41 autóctones, contraídos na própria cidade. No boletim anterior, expedido dia 19, foram verificados 28 casos, o que mostra que o número de pessoas que contraíram a doença está aumentando rapidamente.
A Fundação de Saúde continua mobilizada na tarefa de combater o mosquito transmissor da dengue. Enquanto as equipes trabalham nas vistorias de imóveis e orientação aos moradores, o setor administrativo está finalizando o processo para a contratação de 40 novos agentes para trabalhar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Nesta semana, todos os classificados passaram por um treinamento.
A situação de Rio Claro continua melhor do que a de outros municípios paulistas que enfrentam epidemia de dengue. As autoridades de saúde, porém, salientam que os números são preocupantes, uma vez que superam de longe o que foi registrado em todo o ano de 2009.
Em 2009, Rio Claro manteve a doença sob controle. Foram apenas sete casos, sendo três importados e quatro contraídos no município. Em 2008, foram 151 casos e em 2007, mais de 1.600.
A coordenação do programa municipal de combate à dengue apela para a população intensificar as medidas preventivas. É preciso eliminar os recipientes que possam acumular água, como vasos de plantas, latas, pneus, garrafas, caixas d´água e piscinas.
Neste domingo, moradores do Jardim Guanabara realizarão um mutirão contra a dengue, com o envolvimento da associação de moradores, secretarias municipais e Defesa Civil. As atividades se estenderão das 9 às 11h30, com distribuição de folhetos e ações para eliminação de criadouros do mosquito. Os organizadores pedem para que os moradores coloquem em frente de suas casas os móveis e objetos que serão descartados, para que a equipe de Cata-bagulho faça a coleta.