MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de novembro de 2018 Fundação de Saúde

Rio Claro terá brigadas para combater dengue em prédios públicos

Os mais de cem prédios públicos municipais de Rio Claro passarão a ter tolerância zero na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A fiscalização será feita por servidores municipais que integrarão as brigadas de cada órgão municipal. A proposta, apresentada nesta semana pelo secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus. “Sabemos da importância desta ação e estamos colocando todas as secretarias municipais à disposição do projeto, que precisará contar também com o envolvimento direto dos servidores”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Antes de cobrarmos a participação da comunidade, temos que dar o exemplo, cuidando dos nossos espaços”, ressalta Juninho.

De acordo com o secretário Djair, a proposta está amparada em decreto do Ministério da Saúde de julho de 2016 e surge também em razão do alerta de especialistas da possibilidade do País passar por novas epidemias de Zika e chikungunya, a partir do mês que vem ou janeiro de 2019.

“Nosso objetivo agora é intensificar ainda mais o combate ao mosquito, envolvendo todos os setores da administração para que cuidemos de eliminar potenciais criadouros nos prédios em que trabalhamos”, afirma o secretário, ressaltando que o mais recente estudo de densidade de larvas do Aedes indicou estado de alerta em Rio Claro.

Uma reunião deverá ser marcada nos próximos dias para o detalhamento do funcionamento e composição das brigadas, que não terão custos ao município, pois serão formadas exclusivamente por servidores municipais no expediente de trabalho. “Nossa sugestão é de que os que trabalham na limpeza e manutenção façam parte das brigadas”, informa o secretário da Saúde. Todos receberão orientações do Centro de Controle de Zoonoses.

A proposta de vistorias periódicas nos prédios públicos ganhou apoio dos demais secretários municipais. “A prefeitura já realiza o trabalho de limpeza de terrenos, que é importante no combate à dengue, e com as brigadas vamos olhar mais de perto os nossos prédios”, afirma Emílio Cerri, secretário de Agricultura. “Nas escolas municipais já temos feito a conscientização, porém este cuidado mais rigoroso com imóveis municipais também é muito importante no combate ao mosquito”, destaca Adriano Moreira, secretário da Educação.

“A idéia é que cada brigada elimine os criadouros do mosquito e, quando necessário, acionem nossos agentes de saúde para providências em problemas de solução mais difícil”, explica o secretário Djair Francisco.

Pular para o conteúdo