MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de setembro de 2010 Fundação de Saúde

Rio Claro treinará profissionais para vacinar contra meningite C

Em Rio Claro a vacinação contra a meningite C, uma das formas mais graves da doença bacteriana, passará a ser feita no calendário de rotina da rede pública de saúde a partir da segunda quinzena de setembro. Até então a vacina era feita somente em casos especiais. “Antes de iniciarmos a imunização, vamos receber orientações na Regional de Saúde e treinar nossos vacinadores”, afirma o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

“Vamos treinar a equipe de vacinadores do dia 13 ao dia 17 e, a partir daí, a vacina estará disponível nas unidades de saúde”, informa a enfermeira Ivana Freschi de Souza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

O Ministério da Saúde já adquiriu as vacinas, que estão sendo distribuídas aos estados e, destes, para as regionais. Rio Claro pertence à Regional de Piracicaba, que deverá enviar as vacinas aos municípios até o dia 8.

Com distribuição gratuita para crianças com menos de dois anos, a vacina passa a fazer parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação é a forma mais indicada de proteção contra a bactéria. A meningite consiste em uma inflamação da meninge, membrana que reveste o cérebro e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, pelo ar.

A partir deste mês, serão imunizadas crianças entre um e dois anos incompletos. Para esta faixa etária, na qual ocorre um quarto dos casos de contaminação pelo meningococo C, apenas uma dose é necessária.

Numa segunda etapa, ainda sem data marcada, serão vacinadas as crianças com menos de 1 ano de idade com esquema de 3 doses, sendo aos 3 meses, 5 meses e um reforço aos 12 meses. A Vigilância Epidemiológica informa que crianças que iniciarem a vacinação com 10 ou 11 meses terão calendário diferenciado.

Skip to content