Em reunião na tarde dessa quarta-feira (17), na Secretaria de Segurança e Defesa Civil, os membros integrantes da Sala de Coordenação e Controle da Dengue de Rio Claro decidiram pela aprovação de estratégias de curto e médio prazo para a conscientização e prevenção à dengue e doenças correlatas, chikungunya e zika vírus.
A primeira delas será no dia 24, próxima quarta-feira, atendendo chamada do governo estadual, que criou o “Dia da faxina em todos os prédios públicos”.
A Fundação Municipal de Saúde irá mobilizar todos os setores da prefeitura para realizar um trabalho de varredura em prédios
, buscando localizar e eliminar possíveis criadouros. “O Estado deve fazer a parte dele
”, observou o secretário de Saúde, Geraldo de Oliveira Barbosa.
Para o dia 19 de março está marcado um grande mutirão envolvendo instituições, escolas, igrejas, poder público e voluntariado. O trabalho será desenvolvido em todas as regiões do município.
A Sala de Coordenação e Controle da Dengue também definiu a mobilização dos conselheiros de saúde na multiplicação do trabalho de construção do “gestor do bem”, que vai atuar nas orientações junto ao público. Sobre isso, já na próxima terça-feira (23), o Conselho e a Pastoral da Saúde estarão no Distrito de Ajapi para ações preventivas.
Outros trabalhos já encaminhados são mobilizações regionalizadas com agentes e voluntários, parceria com organismos científicos e desenvolvimento de uma pesquisa para que a população possa interagir dando sua opinião e fazendo avaliações importantes para o direcionamento de estratégias.