Dois grandes vilões do carnaval, o álcool e as drogas são os principais ingredientes para tirar o brilho da maior festa popular, que mobiliza grande parte da população em quatro dias de folia.
O Samu Regional de Rio Claro, da Fundação Municipal de Saúde, está com a equipe preparada para os dias de carnaval, no entanto pede limite na empolgação. A coordenadora do Samu, Alcione Buzo, faz o alerta para o consumo de álcool e drogas, que colaboram para as agressões gerais, acidentes com arma de fogo e arma branca, acidentes de trânsito e outras complicações de saúde geradas pelo excesso.
Na Rua 3-A, local dos desfiles carnavalescos, o Samu estará com uma viatura suporte avançado que terá médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, condutor e todo aparato necessário para o atendimento. O veículo permanecerá todos os dias de desfile posicionado próximo à rotatória do Corpo de Bombeiros, local de fácil saída em caso de emergência. O telefone é o 192.
Preservativos
Também durante o carnaval, a Fundação de Saúde vai disponibilizar o serviço de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis com o atendimento do CTA Itinerante.
A viatura do Sepa/DST/Aids permanecerá de plantão em todos os locais de concentração carnavalesca (rotatória do Corpo de Bombeiros e Jardim Público) com equipe realizando o teste rápido e distribuindo material de orientação e preservativos, que também poderão ser retirados nas unidades de urgência e emergência (UPA, PA Cervezão e PSMI). A previsão é de que sejam distribuídos 86 mil preservativos.