MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de maio de 2016 Fundação de Saúde

Samu alerta sobre aumento de infartos no inverno

O frio é sinal de alerta para várias doenças, inclusive as que dizem respeito ao sistema cardíaco. O coração é movido pelo irrigar sanguíneo constante de suas artérias e quando isso não acontece os riscos são muito grandes de ataques cardíacos ou infartos. Casos foram registrados com a chegada do frio em Rio Claro na semana passada, um na porta de um banco e o outro perto da linha férrea.

De acordo com a equipe do Samu de Rio Claro, as baixas temperaturas impactam no organismo do ser humano causando a contração de veias e artérias, o que acaba resultando em complicações para a circulação do sangue e para a irrigação do coração.

Pessoas sedentárias (não fazem atividades físicas), tabagistas (fumo) ou que apresentem um quadro vulnerável à complicações cardíacas, como pressão alta ou colesterol desequilibrado, são mais propensas ao risco de ataques cardíacos nesta temporada gelada.

O ideal é procurar levar uma vida mais saudável, mesmo com os embates do dia a dia. Não fumar, evitar bebidas alcoólicas, praticar algum exercício físico, manter uma alimentação sem gorduras, beber bastante água (diga-se de passagem, ação muito esquecida no tempo frio) e ter um acompanhamento médico.

Orientações em caso de emergência

· Chamar imediatamente o socorro médico;

· Enquanto isso, verificar o pulso central localizado no pescoço, próximo a traquéia. Se não tiver essa pulsação, iniciar a compressão cardíaca para bombeamento do coração;

· Se a pessoa tiver pulso central, erguer suas pernas até a altura do joelho do socorrista e aguardar a chegada do atendimento. Essa ação ajuda na circulação e irrigação do coração.

Samu à disposição

Qualquer empresa interessada em treinamento de emergência pode acionar o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Rio Claro.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro disponibiliza esse trabalho por intermédio do Departamento de Educação do Samu, constituído de profissionais altamente capacitados. O treinamento explica e ensina as manobras necessárias em caso de infarto ou outras situações de urgência que colocam a vida em risco.

Para solicitar o treinamento do Samu o interessado deve ligar para a base operacional no 3522-4000 e falar com as enfermeiras Eleny Almeida e Alcione Buzo.

Pular para o conteúdo