A unidade do SAMU Regional Rio Claro caminha para um mês de atendimento prestado à população. Inaugurado pelo prefeito Du Altimari no dia 1º de julho, o serviço de saúde emergencial tem sua base localizada na Avenida Brasil nº 880 e mantém conexão direta com as cidades de Analândia, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna e Santa Gertrudes.
Os números são surpreendentes em curto tempo de operação. Segundo relatório encaminhado ao Ministério da Saúde já nos primeiros 18 dias de funcionamento, isto é, de 1º a 18 de julho, o SAMU recebeu 744 chamadas e necessitou deslocar viaturas em 522 situações.
A coordenadora geral Alcione Alves Oliveira Buzo informou que as ocorrências de traumas em vítimas foram as que mais exigiram ação do SAMU. As ocorrências de traumas chegaram a 164 chamadas no período de 1º a 18 de julho e a maioria é resultado de acidentes de trânsito – que são muitos em Rio Claro – e quedas.
Os atendimentos clínicos envolvendo pessoas enfermas, mal súbito, entre outros, chegaram a 397. Já atendimento obstétrico (sem registro de partos dentro de viaturas), atendimento pediátrico, atendimento psiquiátrico e transferência de pacientes de hospitais totalizaram 183 registros.
Alcione Buzo solicitou a compreensão da população para que o SAMU seja acionado somente em caso de extrema urgência, em que a situação esteja colocando em risco a vida de pessoas.
Outro pedido da coordenadora é que a pessoa que ligar para o 192 seja clara ao repassar as informações, para que haja possibilidade das anotações dos dados necessários ao atendimento, principalmente o endereço.
NÚMEROS/ATENDIMENTO
Viatura suporte avançado (UTI) – 48
Viatura suporte básico – 219
Viatura “Branquinha” (não urgência) – 255
TOTAL – 522 deslocamentos
CHAMADAS REGIONAIS
Analândia – 02
Corumbataí – 30
Ipeúna – 24
Itirapina – 94
S. Gertrudes – 63
Rio Claro – 530
TOTAL – 744 chamadas
EQUIPE
Médicos – 14
Enfermeiros – 04
Técnicos – 04
Tarms (telefonistas) – 09
Condutores/operador de frota – 09
(Fonte: SAMU RIO CLARO)