MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de abril de 2011 Fundação de Saúde

Samu de Rio Claro passa por vistoria do Ministério da Saúde

Consultores técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Rio Claro na quinta-feira, 7, vistoriando as obras de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que está sendo construído na Avenida Brasil, proximidades do Corpo de Bombeiros. Na avaliação dos dois técnicos, Joyce de Araújo Mendonça e Ricardo da Rocha Sales Oliveira, as obras evoluem de maneira satisfatória e os procedimentos que restam, relativos à fase final, de acabamento, estão dentro das previsões.

Os representantes do Ministério da Saúde aproveitaram a visita para avistarem-se com o prefeito Du Altimari, repassando ao Chefe do Executivo local suas avaliações sobre o andamento das obras do Samu. “Eles nos informaram sobre a excelente impressão que tiveram das instalações e da qualidade da construção, o que nos tranqüiliza e também à população, pois o funcionamento do Samu em Rio Claro e região é visto por todos nós como um reforço fundamental no atendimento à saúde”, disse Altimari.

Com a avaliação técnica dos consultores do Ministério da Saúde ficou definido, ainda, que o novo serviço deverá ser inaugurado em breve. “Agora, vamos fixar a data da inauguração, que terá significado histórico para os rio-clarenses e para as populações de Itirapina, Ipeúna, Santa Gertrudes, Corumbataí e Analândia, que também serão atendidos pelo sistema”, enfatizou o prefeito.

O Samu funcionará 24 horas por dia com equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atenderão as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O socorro é acionado por telefone, com chamada gratuita para o número 192. A rapidez do atendimento, medida entre o momento da chamada e a chegada ao local em que se encontra o paciente, é uma dos grandes trunfos do Samu, apontado, por isso mesmo, como fundamental para aumentar as chances de sobrevivência da vítima.

Skip to content