Nas primeiras nove horas de funcionamento, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) com sede em Rio Claro fez 16 atendimentos, entre 7 e 16 horas da sexta-feira (1).
Desses chamados, quatro foram atendidos pela unidade de suporte avançado, com acompanhamento médico na ambulância. Doze, menos graves, receberam o socorro pela unidade de suporte básico.
Para a coordenadora do serviço, Alcione Alves Buzo, esse início atende às expectativas. A previsão é de que com o passar do tempo, e o maior conhecimento da população sobre o Samu, os atendimentos aumentem. “Estamos nos desdobrando para oferecer o melhor serviço possível à população”, ressalta.
O Samu funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O socorro oferecido pelo Samu é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento, feito desde o início com acompanhamento médico.