MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de fevereiro de 2015 Fundação de Saúde

Samu mobiliza o Águia Emergência para atender acidentado

A coordenação do Samu Regional mobilizou uma das maiores operações de emergência já realizadas desde sua implantação em Rio Claro. A ação de socorro aconteceu na quinta-feira (5), quando a unidade foi acionada na cidade de Ipeúna.


A ocorrência foi considerada emergência absoluta por causa de grave acidente ocorrido com um trabalhador rural, que teve sua perna esmagada por um equipamento em um sítio.


As equipes de Ipeúna e Rio Claro utilizaram as viaturas de suporte avançado, médicos e enfermeiros, pois a situação exigiu uma rápida e hábil manobra para salvar a vida do trabalhador.


Em casos extremos dessa natureza, o Samu pode acionar outros meios de emergência para o suporte necessária e assim foi feito. A coordenadora regional, Alcione Buzzo, explicou que houve necessidade de colocar em alerta o helicóptero Águia da Emergência do Samu – Regional Campinas, em virtude das condições de vida do paciente.


O helicóptero permaneceu em plantão na base caso houvesse a urgência de transportar o trabalhador para um centro especializado ou um hospital com estrutura adequada para este tipo de atendimento.


“Não houve a necessidade da ação do Águia porque nossa equipe se desdobrou, mesmo em um local de condições difíceis. O paciente foi entubado no próprio local e transportado com toda segurança para Rio Claro. Sua recuperação está sendo boa, embora o quadro clínico exija muita atenção por conta da perna”.


Alcione Buzzo destacou que ações rápidas e com bons resultados atestam a eficiência da equipe de emergência. “Para essa mobilização é preciso muito treinamento. Por isso a equipe do Samu passa por constantes testes e simulações para estar preparada numa hora como essa”, disse Alcione.

Pular para o conteúdo