MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de julho de 2012 Fundação de Saúde

Samu realiza mais de 22 mil atendimentos em um ano

Atendendo cerca de 60 ocorrências por dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Rio Claro completou um ano de trabalho voltado para salvar vidas. Neste período foram realizados 22.366 atendimentos, sendo 13.980 em Rio Claro.

Em funcionamento desde primeiro de julho de 2011, o serviço tem como diferencial o atendimento realizado desde o início pelo médico. O atendimento já começa a ser feito durante a ligação telefônica, quando é essencial que a pessoa mantenha a calma e forneça as informações solicitadas de forma clara e objetiva. “A partir de orientações passadas pelo médico por telefone, como instruções de uma massagem cardíaca, vidas já foram salvas”, observa Alcione Oliveira Buzo, coordenadora do Samu.

Com equipe de 73 profissionais, o Samu Regional atende, além de Rio Claro, Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes. As equipes de Rio Claro e da microrregião trabalham em conjunto, o que tem sido muito importante para a eficiência do socorro prestado.

“Implantamos um serviço novo no município, com qual a população não estava acostumada. Neste período o trabalho de conscientização e educação foi essencial para que a população aprendesse a usar o serviço, evitando solicitações indevidas”, afirma Alcione, acrescentando que a equipe se esforça ao máximo para cumprir o seu papel no atendimento de casos urgentes.

Atendimento

O socorro oferecido pelo Samu é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento, feito desde o início com acompanhamento médico.

O Samu funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Pular para o conteúdo