O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Rio Claro passou a contar com incubadora neonatal com maca para o transporte de recém-nascidos. A entrega oficial do equipamento, fornecido pelo Ministério da Saúde, aconteceu na manhã de segunda-feira (28) na sede do Samu.
“A incubadora proporciona o transporte adequado do recém-nascido, garantindo que o bebê seja conduzido com a temperatura apropriada e protegido de infecções”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Marco Aurélio Mestrinel, lembrando que acompanha a incubadora um respirador neonatal. Todo equipamento representa um investimento de aproximadamente R$ 45 mil no Samu Regional de Rio Claro.
O equipamento é utilizado na Unidade de Suporte Avançado (USA), UTI móvel, que além de Rio Claro, atende também as cidades de Ipeúna, Corumbataí, Analândia, Itirapina e Santa Gertrudes.
“É mais uma ferramenta de trabalho para a equipe do Samu que vai melhorar muito o atendimento de urgência no caso dos recém-nascidos”, afirma o diretor médico do Samu Rio Claro, Dr. Jair Vergínio Júnior.
Na última sexta-feira (25), o aparelho foi fundamental para o transporte de um bebê nascido no hospital de Itirapina. “O uso da incubadora ofereceu condições para que o recém-nascido, portador de cardiopatia, fosse transportado em segurança para a UTI neonatal da Santa Casa de Rio Claro”, observa a coordenadora do Samu, Alcione Oliveira Buzo.
O presidente da Fundação de Saúde aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe do Samu pelo serviço prestado à comunidade. “O Samu tem desempenhado o seu papel, atendendo com qualidade os casos pertinentes ao serviço móvel de urgência”, ressaltou.
Participaram também do ato oficial a vereadora Raquel Picelli, o diretor geral de administração da Fundação de Saúde, Edison Rodrigues Filho, representantes do Samu de Santa Gertrudes e Ipeúna, coordenadores da Fundação de Saúde e equipe do Samu Rio Claro.