O Ministério da Saúde habilitou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Rio Claro para receber incentivo de custeio. O Ministério da Saúde repassará anualmente 360 mil reais destinados à Central de Regulação, 330 mil reais à Unidade de Suporte Avançado e 150 mil reais à Unidade de Suporte Básico.
A habilitação do Samu Rio Claro foi oficializada na portaria nº 2.547, publicada no Diário Oficial da União de 31 de outubro.Os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna e Corumbataí, que compõem a microrregião de atendimento do Samu Regional de Rio Claro, também receberão repasses.
Em operação desde julho, até 31 de outubro o Samu atendeu 8.573 chamados. Destes 3.976 partiram Rio Claro. Segundo a coordenadora do Samu Regional de Rio Claro, Alcione Oliveira Buzo, a equipe, com cerca de 70 funcionários, está se desdobrando para oferecer o melhor serviço à população. Mas é preciso que a comunidade também colabore. Alcione explica que o Samu só deve ser acionado em caso de urgência, pois enquanto alguém insiste com solicitações indevidas há sempre uma pessoa necessitando realmente de atendimento imediato, pessoas com risco de morte. “Também é importante que ao fazer a ligação a pessoa mantenha a calma e forneça as informações solicitadas de forma clara e objetiva, o que otimiza o trabalho realizado pelo médico do outro lado da linha”, completa a coordenadora do Samu.
O socorro oferecido pelo Samu é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento, feito desde o início com acompanhamento médico.
O Samu funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.