MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de abril de 2012 Fundação de Saúde

Samu registra média de 59 atendimentos por dia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Rio Claro realizou mais de 17.800 atendimentos desde que entrou em operação, em julho do ano passado. Os números apontam a média de 59 ocorrências por dia. “A equipe do Samu tem trabalhado com empenho para oferecer o melhor serviço à população”, afirma a coordenadora do Samu, Alcione Oliveira Buzo.

Além de atuar salvando vidas, a equipe do Samu Regional de Rio Claro ministra palestras e treinamentos sobre o atendimento de urgência e emergência e fala sobre o trabalho realizado pelo Samu.

Em 2012 mais de 1200 alunos assistiram palestras sobre o funcionamento do serviço. O trabalho aconteceu nas escolas Puríssimo, Senai e Sesi. Segundo Alcione, o objetivo das palestras é conscientizar as pessoas, inclusive as crianças, sobre a importância do serviço prestado, além de alertar sobre os prejuízos causados por trotes. “O Samu só deve ser acionado em caso de urgência, pois enquanto alguém insiste com solicitações indevidas, pessoas necessitando realmente de atendimento imediato, em risco de morte são prejudicadas”, frisa a coordenadora.

O Samu também realizou treinamentos direcionados à área de saúde. Equipes da Atenção Básica do município e profissionais que atuam na urgência e emergência foram orientados pelo Samu sobre procedimentos a serem seguidos em casos de dengue.  Mais de 280 profissionais participaram do treinamento.

Outros treinamentos foram realizados em empresas. Equipes do Samu coordenaram os trabalhos na Riclan e na Arkema.

Atendimento

O socorro oferecido pelo Samu é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento, feito desde o início com acompanhamento médico.

O Samu funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

É importante que ao fazer a ligação a pessoa mantenha a calma e forneça as informações solicitadas de forma clara e objetiva, o que otimiza o trabalho realizado pelo médico do outro lado da linha.

Pular para o conteúdo